segunda-feira, 27 de junho de 2011

Tecnologias que preservem recursos naturais

Purificação de Água por Osmose Reversa, Qualidade, Economia e Conscientização:

O constante aprimoramento das técnicas analíticas e os novos equipamentos analíticos lançados para baixa detecção, a utilização de autoclaves na área médica hospitalar e na área odontológica para esterilização de instrumentais e outros, estão exigindo uma melhor qualidade de água produzida em laboratórios, bem como um uso racional do consumo de água tratada , energia elétrica, dentre outros fatores.
Hoje o uso mais comum de purificação de água em laboratórios se dá através da destilação de água ou deionização ( Desmineralização) da mesma, sendo que essas duas técnicas além de gerar um alto custo para produção por litro de água purificada, no caso da destilação gera um consumo excessivo de água tratada e de energia elétrica, e a deionização o custo com regeneração das resinas, a mão de obra empregada, bem como o resíduo da regeneração que deve ser descartado.
Na Europa e nos Estados Unidos, já a alguns anos o uso de Purificadores de Água por Osmose Reversa é o sistema mais empregado para purificação de água de abastecimento, sendo utilizado na Indústria, Hospitais, Consultórios Médicos e Odontológicos, Restaurantes, Residências, Embarcações para Dessanilização da água do mar, bem como nos laboratórios de pesquisa, ensino, prestadores de serviços, etc.
O sistema de purificação de água por Osmose Reversa, consiste em uma membrana semi permeável sobre alta pressão para reter partículas de até 0,001 micron, removendo sais ( dureza da água), metais pesados ( Barium, cadmium, cromo, chumbo e mercúrio, radium 226/228, selenium) entre outros, cistos, bactérias, vírus, turbidez, compostos químicos, pesticidas, herbicidas, cloro, etc.
A alta qualidade da água produzida por Osmose Reversa também está aliada ao baixo consumo de energia elétrica ( Somente 100 Watts para cada 10 litros de água tratada), sendo que na Destilação o consumo de energia é de 8.000 a 10.000 Watts / hora de consumo para cada 10 litros produzido e de quase 400 litros de água tratada para refrigeração do condensador do destilador.
Para se ter uma idéia, ao se produzir 1.000 litros de água destilada, tem-se um consumo de energia elétrica de +/- 800 KW ( +/- 800.000 Watts) e um consumo de água tratada de +/- 40.000 litros, que será descartada.
No processo de Purificação de água por Osmose Reversa para se produzir 1.000 litros de água tratada o consumo será de +/- 10 KW ( 10.000 Watts) e um consumo de água na ordem de +/- 2.000 litros, que será descartada no processo automático de retrolavagem da membrana, sendo o consumo de energia no processo de Osmose 80 vezes menor e no de água na ordem de 20 vezes menor.
Dia 22 de Março se comemora o DIA MUNDIAL DA ÁGUA , data instituída pela ONU, com o objetivo de promover a conscientização sobre a importância da conservação, preservação e proteção da água, como relevante elemento para a vida não só das pessoas, mas de todo organismo vivo.
Paralelamente a Campanha da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil        (CNBB) intitulada Fraternidade e Água – Água Fonte de Vida.
Ações como essas e de outras importantes entidades nacionais e internacionais, demonstram claramente a intensa campanha para sensibilizar os diversos setores da sociedade a implementação rápida de ações que garantam a preservação ambiental e da água em particular.
Há também portanto, uma responsabilidade social por parte das empresas que atuam no setor, para criar novos produtos e na honestidade em sua comunicação com o consumidor.
Nós da Lojalab, que trabalhamos com Purificadores de Água por Osmose Reversa nos sentimos felizes por estarmos participando dessa mudança e conscientização.
http://www.lojalab.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário