quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

Boas Práticas de uso e limpeza do Microscópio Óptico

  • boas praticas de uso e limpeza microscopio
O microscópio é um dos equipamentos mais utilizados dentro de um laboratório, mas necessita de cuidados específicos para manter o seu perfeito funcionamento e garantir a sua durabilidade. Sua manutenção óptica e mecânica deve ser realizada dia a dia para evitar danos e também aumentar sua vida útil.
O passo mais crítico para a conservação do microscópio é sem dúvida a prevenção, como transporte adequado, manuseio, limpeza e armazenamento corretos. Estes cuidados não substituem a manutenção periódica realizada por técnicos qualificados, mas irão reduzir muito a frequência de grandes reparações e o desgaste do equipamento.


Você sabe quais cuidados deve ter com o microscópio?

Confira algumas dicas da Kasvi de como realizar o manejo e a limpeza correta.


Manuseio do Microscópio

  1. Selecionar a objetiva de menor aumento e baixar completamente a platina Leia: Saiba como realizar o ajuste da Mesa (Platina) de Microscópio
  2. Colocar a lâmina sobre a platina e prendê-la corretamente;
  3. Iniciar a observação com a objetiva de menor aumento;
  4. Para focalizar:
  • Realizar os primeiros movimentos no macrométrico.
  • Assim que conseguir encontrar o foco com objetiva de menor aumento, colocar a próxima objetiva e focar com o micrométrico.
  • Repetir a operação trocando a objetiva de menor para maior aumento até conseguir a focalização desejada..
Obs: as objetivas de x40 e x100 são utilizadas com o óleo de imersão.


Limpeza do Microscópio

Antes de iniciar a limpeza do microscópio, deve-se tomar cuidado para manter a ordem de montagem em que se encontram as lentes e os espaçadores:

Microscopio - Limpeza da objetiva
Limpeza da objetiva

Microscopio - Limpeza da ocular
Limpeza da ocular

Microscopio - Limpeza da superfície
Limpeza da superfície



  1. Após utilizar a objetiva com o óleo de imersão, limpá-la com panos especiais para lentes, como papel de óptica ou papel de filtro, passando o papel suavemente somente em um sentido. Caso o óleo de imersão seque na objetiva, limpar com álcool-cetona (7:3) ou xilol. Não utilizar solventes excessivamente, pois podem danificar as lentes.
  2. Manter a platina do microscópio limpa e seca. Se houver algum resíduo de óleo de imersão, limpar com um pano umedecido com xilol.
  3. Limpar a superfície do equipamento com um pano umedecido em água. Não utilizar álcool, acetona ou qualquer outra substância.
  4. Para limpar as oculares, removê-las com cuidado e cobrir os orifícios onde se encaixam, evitando a exposição à poeira e/ou sujeiras no prisma durante o procedimento.
  5. Limpar as lentes com uma haste flexível com ponta de algodão umedecida em água destilada e, em seguida, secar com algodão, tomando cuidado para não tocar nas lentes com os dedos. Utilizar a pera de insuflação para retirar qualquer resquício de poeira ou algodão. Montar novamente a ocular, cuidadosamente.
  6. Não utilizar quantidades exageradas de óleo de imersão sob as lentes. Na maioria dos casos, uma gota de aproximadamente 5,0mm de diâmetro é suficiente.
  7. Nunca tocar as lentes com as mãos. Se estiverem sujas, limpar suavemente com um papel de óptica.
  8. Sempre cobrir o equipamento com capa específica para microscópio. Plásticos convencionais podem produzir calor excessivo, proporcionando o crescimento de fungos nas lentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário